Na hora de criar um layout ou decidir para a criação de uma marca, deparamos com a escolha das cores que por incrível que seja, influência e muito na imagem que você quer passar.
Imagine que você tem um filho, sobrinho, etc… e você vai numa loja de brinquedo para comprar um presente, é uma criança de 4 anos de idade, do sexo feminino. Você entra na loja e ela está recheada de logos coloridos, formas arredondadas, coisas brilhantes, e ai lá no canto da loja você encontra uma bonequinha indicada para 6 anos de idade com o nome “Cris, a garota feliz!”…
O logo dessa bonequinha é azul marinho com roxo e preto; a caixa tem uma aplicação de estrelinhas em uma azul mais claro, mas ela é praticamente inteira de um azul escuro. Por mais que a bonequinha lá dentro pareça feliz, ela está praticamente enterrada em um caixão mórbido e sombrio. A Cris que parecia feliz, na verdade passa a sensação de uma marcha fúnebre.
Esse foi um exemplo infeliz, lógico que isso não acontece, mas já parou para pensar que muitas marcas acabam passando a idéia de uma coisa e na realidade ela é outra, e as vezes simplesmente foi as escolhas erradas de cores na hora de construir a marca e sua identidade.
Imagine que você tem um filho, sobrinho, etc… e você vai numa loja de brinquedo para comprar um presente, é uma criança de 4 anos de idade, do sexo feminino. Você entra na loja e ela está recheada de logos coloridos, formas arredondadas, coisas brilhantes, e ai lá no canto da loja você encontra uma bonequinha indicada para 6 anos de idade com o nome “Cris, a garota feliz!”…
O logo dessa bonequinha é azul marinho com roxo e preto; a caixa tem uma aplicação de estrelinhas em uma azul mais claro, mas ela é praticamente inteira de um azul escuro. Por mais que a bonequinha lá dentro pareça feliz, ela está praticamente enterrada em um caixão mórbido e sombrio. A Cris que parecia feliz, na verdade passa a sensação de uma marcha fúnebre.
Esse foi um exemplo infeliz, lógico que isso não acontece, mas já parou para pensar que muitas marcas acabam passando a idéia de uma coisa e na realidade ela é outra, e as vezes simplesmente foi as escolhas erradas de cores na hora de construir a marca e sua identidade.
Assim como a escolha das cores do logo é complicado, muitas vezes o cliente já vem com uma cor em mente, que nem sempre passa aquela sensação que a marca deveria passar, e o papel do designer nessa hora é alerta-lo que a cor escolhida talvez não seja a melhor para a criação desta.
Existem milhões de estudos sobre o estado psicológico das cores, mas ainda assim, encontramos as vezes com algumas barreiras.
Um dos exemplos que eu reparei nos ultimos anos é que a maioria das agências de internet tem a cor laranja no logo. Podem reparar! Eu já vi umas 10 com essas cores! Tem laranja e cinza no logo? É agência online! rs, mas a cor laranja é uma cor que trás dinamismo, energia, é convidativa, quente, otimista, e para internet você precisa desses fatores, ainda mais o dinamismo já que você depara com vários tipos de mídias, de clientes diferenciados, de problemas e soluções particulares, ou seja, essas cores são propícias para esse tipo de trabalho.
Um dos exemplos que eu reparei nos ultimos anos é que a maioria das agências de internet tem a cor laranja no logo. Podem reparar! Eu já vi umas 10 com essas cores! Tem laranja e cinza no logo? É agência online! rs, mas a cor laranja é uma cor que trás dinamismo, energia, é convidativa, quente, otimista, e para internet você precisa desses fatores, ainda mais o dinamismo já que você depara com vários tipos de mídias, de clientes diferenciados, de problemas e soluções particulares, ou seja, essas cores são propícias para esse tipo de trabalho.
Mas vamos lá, para os que ainda não sabem o lado psicológico das cores, vou descrevê-las aqui:
* Vermelho : Dinamismo, Energia, Força, impulsão, coragem, amor, paixão, rebeldia, agressividade, guerra, violência, sexualidade, prostituição, emergência, fogo, sangue, calor, inferno, proibição.
A cor vermelha em algumas aplicações : Cruz-vermelha (emergência), estar no vermelho (estar em débito, inferno), sinal vermelho (proibido).
A cor vermelha tem a capacidade de criar a ilusão de proximidade.
A cor vermelha tem a capacidade de criar a ilusão de proximidade.
* Violeta, roxo, purpura: Espiritualidade, misticismo, imaginação, magia, fé, criatividade, mistério, sensitivo, conceitual, luto, morte, inspiração, inconsciente, sensibilidade, bravura.
A cor roxa em algumas aplicações: E ele ficou roxo de raiva.
A cor roxa é a cor mais difícil dos olhos discriminar.
A cor roxa em algumas aplicações: E ele ficou roxo de raiva.
A cor roxa é a cor mais difícil dos olhos discriminar.
* Azul : Confiança, verdade, tranquilidade, passivo, masculino, introvertido, melancólico, depressivo, espiritual, conservador, frieza, segurança.
A cor azul em algumas aplicações: feeling blue (triste, deprimido), sangue azul(aristocracia – conservador)
O Azul cria a ilusão de que os objetos estão mais distantes.
A cor azul em algumas aplicações: feeling blue (triste, deprimido), sangue azul(aristocracia – conservador)
O Azul cria a ilusão de que os objetos estão mais distantes.
* Verde : natureza, crescimento, esperança, sorte, saúde, tranquilidade, refrescância, renovação, paz, imaturidade, liberdade.
A cor verde em algumas aplicações: Sinal verde (livre), está verde ( imaturo), encostar no verde (sorte).
A cor verde é a cor mais relaxante para sua retina, e as gamas de tons de verdes são as mais amplas.
A cor verde em algumas aplicações: Sinal verde (livre), está verde ( imaturo), encostar no verde (sorte).
A cor verde é a cor mais relaxante para sua retina, e as gamas de tons de verdes são as mais amplas.
* Amarelo: esperança, vitalidade, comunicação, otimismo, filosofia, egoismo, covardia, traição, saudação, luminosidade, iluminação espiritual, cuidado.
A cor amarela em algumas aplicações: Amarelou (covardia), sinal amarelo (cuidado)
A cor amarela é a primeira cor que os olhos processam, é a mais visível cor do espectro.
A cor amarela em algumas aplicações: Amarelou (covardia), sinal amarelo (cuidado)
A cor amarela é a primeira cor que os olhos processam, é a mais visível cor do espectro.
* Laranja: energia, saudação, ação, convidativa, grosseira, calorosa.
* Marrom: Natureza, aborrecimento, tédio, conforto, realismo, durabilidade, aconchego, envelhecido, passado, saudosismo.
* Preto: Poder, sofisticação, sedução , depressão, corrupção, morte, forças ocultas, desconhecido, vazio, incerteza.
Na subtração da teoria das cores, o preto é a soma de todas as cores.
Na subtração da teoria das cores, o preto é a soma de todas as cores.
* Branco: Pureza, inocência, espiritualidade, paz, bondade, clareza, morte, novidade, sofisticação, classe, verdade, refinamento, estéril, limpeza, calmaria.
O branco em algumas aplicações: Bandeira branca (paz), colarinho branco, magia branca. Em algumas religiões, o branco é sinal de luto.
Na adição da teoria das cores, o branco é a soma de todas as cores.
O branco em algumas aplicações: Bandeira branca (paz), colarinho branco, magia branca. Em algumas religiões, o branco é sinal de luto.
Na adição da teoria das cores, o branco é a soma de todas as cores.
* Cinza: Neutralidade, inteligência, modéstia, futuro, tecnologia, segurança, frieza, indiferença, tristeza, retírio, tranquilidade, decomposição, degeneração, decadência, sombrio.
O Cinza é a cor mais simples dos olhos enxergarem.
O Cinza é a cor mais simples dos olhos enxergarem.
Eu adaptei algumas partes do texto sobre as cores do livro “A guide to color symbolism”, vale a pena como leitura